quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um time consolidado

 Leu o título e perguntou o que considero um time consolidado? Aposto que sim... Para mim um time consolidado ou algo perto é aquele time definido. Raramente passa por mudanças e sempre está em alta com qualquer campeonato e torcida. Um time que por isso fica marcado no cenário Brasileiro de futebol, também marca por quebrar recordes e ganhar títulos. Um time com uma ascensão não momentânea.

 O Barcelona é um time consolidado no mundo da bola. Tem títulos, recordes, craques, teve um técnico duradouro e raramente muda, por que time que está ganhando não muda, basicamente isso. Real Madrid é um outro bom exemplo. No Brasil, além do Santos, coloco Corinthians, Flu e Vasco como equipes consolidadas.

 O Santos começou sua consolidação entre 2010-2011, o ano 2012 serviu apenas para confirma-la com o tri Paulista. O Santos é um time definido, um time com um planejamento que raramente muda e sempre dá certo que é o método dos "Meninos da Vila", que marcou gerações de crianças atualmente adultas e de crianças atualmente...crianças.

 Raramente passamos por mudança taticamente desde o inicio de 2010. A ideia do futebol moleque nunca perdeu força, nos campeonatos que jogou sempre tivemos um dos 3 melhores ataques da respectiva competição. Sempre tivemos um jogador na disputa da artilharia de qualquer competição (Em 2010, Neymar e André artilheiros do Paulista e Neymar vice do Brasileiro, em 2011 Ney um dos artilheiros do Estadual e Borges artilheiro do Brasileiro, em 2012 o meino moicano artilheiro do Paulistão). Em questão de mudança de elenco mudamos bastante, mas sempre contratando jogadores com o estilo Santos: Jovens e revelações, casos de Danilo (atualmente no Porto) e Wesley (atualmente no Palmeiras). Por marketing contratamos jogadores estrelas a caseiros da Vila, como Robinho e Elano.

 Os times sempre eficientes e qualificados ficaram marcados e fortaleceram o Santos pelo mundo, lógico que parte dessa expansão se deve ao craque Neymar, mas mesmo assim não foi só ele que recebeu propostas pelo bom futebol, Arouca, Rafael, Ganso e até Adriano Pagode chamaram atenção do velho mundo. Essa questão de nível técnico se relaciona com o que foi dito no último paragrafo. Quanto mais forte o time, mais gols surgirão.

 Tenho vários amigos São Paulinos, Palmeirenses, Corinthianos e até Botafoguenses que falam sem medo nenhum de ser criticado: Eu gosto de ver o Santos jogar. Esclarecem a tal frase com os verdadeiros argumentos de que o Santos tornou-se um time que tem algo que faltou no últimos tempos: Futebol arte. A medida que esse futebol arte cresce, mais pessoas ligadas ao futebol iram acompanhar o Peixe. Quando campeonatos estão prestes a começar e você acompanha aqueles programas esportivos, tipo "Bem, Amigos", "Redação Sportv", "Jogo Aberto", "Globo esporte" e sempre tem uma pergunta predominante: Quem é o favorito? Os comentaristas dão uma enrolada e citam seus 8 favoritos, são muitos, mas o Peixe sempre é um dos primeiros a ser lembrado.

Avançamos nos campeonatos e já foram 5 títulos em 3 anos! É muita coisa! A cada conquista o favoritismo cresce. Recordes temos os do Neymar, os recordes de gols em um campeonato, em uma partida de um campeonato e podemos contar os feitos também: Trez vezes tri, a Libertadores após 48 anos, a primeira Copa do Brasil...

 Ascensão momentânea? No futebol, para mim, algo momentâneo dura um campeonato ou um semestre. O Santástcio está perto de completar 3 anos de muita ascensão.

 Todos os quesitos necessários para um time ser "consolidado" que foram ditos no inicio do post estão presentes no Santos, sem nenhuma excessão, provando que o Santos pode voltar a ser chamado Santástico.

 Abraços e vamos para cima dos Hermanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário