terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fonte confiável?

Participo de um grupo de torcedores do Santos F.C. no Facebook. Certamente, não irei revelar o nome dele. No entanto, é comum, nesse grupo, alguns torcedores tentando bancar de imprensa e postar algo como abaixo:
" Tenho fontes confiáveis de que Fulano de Tal está perto de fechar com o Santos"

" Tenho fontes confiáveis de que o Peixe está negociando em sigilo com tal jogador"

 "Fontes me falaram que na semana que vem, dois reforços de peso serão anunciados"

E por aí vai... Com base nessas meras suposições, problematizei o que seria uma fonte confiável. Esse problema de constar que possui fontes confiáveis pode ser explicado pelos tempos de tecnologia e comunicação de hoje em dia.
Em um mundo tão globalizado e dominado pela comunicação e interação interminável entre pessoas por meio da tecnologia, é muito fácil inventar notícias e acreditar que, por ser a Internet algo supostamente de muita confiança, tudo irá ser levado como verdadeiro. Além de facilitar laços de amizade com várias pessoas de vários lugares e diferentes funções na sociedade.

No caso do esporte, recortando para o futebol, há vários desses laços de amizade. Quem nunca ouviu falar: "Sou amigo do irmão do dirigente de tal clube" ou "Sou muito amigo de tal jogador". E em seguida: "Ele me disse que tal clube está fechando com tal jogador" ou "Tal clube quer vender o Fulano da Silva", portanto, concluindo que esses amigos e suas respectivas informações devem ser consideradas confiáveis, simplesmente por conta do trabalho no clube.

Cuidado! Muito cuidado! Essa situação pode ser considerada muito coerente, porém, com algumas reflexões, mostra-se totalmente sem base e suporte algum que a aproxime da verdade. Para a construção da problematização, invento alguns personagens. João Café é amigo de Ayrton, que trabalha no time do Felizes pelo Gol FC. Um dia, Ayrton falou para João Café que o Felizes pelo Gol estava em negociações avançadas com o craque da cidade: Renatinho. Animado, João Café postou em sua rede social:

"Fontes confiáveis me garantiram que Renatinho, atacante com muito futuro, está fechando com o Felizes pelo Gol FC".

Com base nesse exemplo, algumas questões:

1. Qual a função do Ayrton no Felizes pelo Gol? Essa função lhe garante que tudo que ele fala seja confiável? Faxineiro? Preparador físico? Porteiro? Há várias funções em um clube, querendo ou não, é uma empresa... Se ele for treinador, presidente, diretor de futebol... Aí o lado muda, mas duvido que pessoas com um cargo tão importante no clube relatem para qualquer um os bastidores de uma negociação bombástica, como a do Renatinho.

2. A própria informação. Se Renatinho é um craque com muito futuro, o que ele vai fazer no Felizes pelo Gol? Tudo bem, pode ser uma bela jogada de marketing com muito dinheiro e patrocínio envolvido, entretanto Renatinho é titular e ídolo em seu time: Gol de Bicicleta FC.

3. A confiança da fonte. A amizade é muito bela e linda, porém que envolve pessoas... Como diria Dr. House no seriado "House": "Everbody lies" (Todo mundo mente). Uma história inventada de Ayrton para ganhar moral com os companheiros... Ou apenas uma brincadeira com a inocência de João Café.

A partir dessas considerações, nunca acredito em qualquer gato pingado que garante ter uma fonte confiável. Minha crença só é elevada quando a notícia de que, por exemplo, Renatinho estaria de mudança para o Felizes pelo Gol FC, repercutisse em veículos tradicionais do jornalismo, pois o meio jornalístico sempre busca uma fonte confiável mesmo! E só libera a informação com a certificação de que a fonte confiável é confiável!  E ainda assim, algumas vezes estão enganados... Pra complicar de vez!

Concluo, então, que qualquer informação sobre negociação só deve ser considerada confiável se for lançada ao público por alguém envolvido nessa negociação: O jogador, por meio do twitter ou entrevista, o técnico, o empresário ou o presidente. O que é raro de acontecer.

Então, caro torcedor, antes de sair eufórico para espalhar ou ler uma informação que contenha " uma fonte confiável me garantiu"...  Siga esses três passos:

1. Pare
2. Reflita e pense.
3. Não pense/ Não acredite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário