![]() |
Camisa em homenagem ao tri da Libertadores. A camisa foi uma das mais vendidas, e é estratégia de Marketing.. |
Esses marketings vêm através de maior reconhecimento do clube, mais rendas e motivação. Na maioria das vezes, Camisas, comerciais, propagandas, patrocínios grandes, concursos, entre outros são o marketing. Nos últimos anos vários times fizeram e ainda dão continuidade a essa parte do Futebol.
Flamengo, Corinthians, São Paulo, Botafogo, para mim, são os que investiram melhor, mas é lógico que nessa lista tem o meu querido Santos. O Peixe apostou em várias ações de marketing que deram certo, gerando uma recompensa boa para o Clube.
Começamos com os Meninos da Vila de 2002 e 2010. Camisas em homenagem aos títulos conquistados por ambos venderam muito, propagandas, concursos e marcas ricas patrocinaram o Santos e investirem em seus garotos de foco: Robinho, Diego, Neymar, Ganso, etc...
Logo, vieram o retorno e a chegada de jogadores consagrados como Zé Roberto, Robinho, Elano e G10vanni. Assim, subiram a quantidade de torcedores nos estádios, tanto na Vila quanto no Pacaembu. Camisas foram vendidas e a parte de patrocínio não ficou de fora.
Os títulos e jogadores da base também entraram na "onda". Neymar e Ganso principalmente. Os títulos foram os 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 1 Libertadores e 4 Paulistas (camisas referentes a eles foram muito vendidas, muito de verdade!).
Propagandas, concursos, reconhecimento e patrociníos não faltaram e ainda não faltam. São comerciais com as estrelas Neymar e Ganso. Concursos na SantosTV e redes sociais para ganhar prêmios do Peixe não faltam. Reconhecimento é só ver o tanto de gente comentando do Alvinegro Praiano no Brasil e lá fora. Patrocinios tem vários: Bancos BMG (por ter os direitos federativos de alguns jogadores de clubes que patrocina tem o poder de leva-los para outro time que também patrocina, caso de Henrique no Alvinegro Praiano), Calças Jeans e outros não estampados no Uniforme Santista, mas presentes como a Coca-Cola (nas entrevistas).
Quando paramos para analisar, a maioria desses marketings conseguiram seu "objetivo" com mais sucesso nessa atual diretoria, com o presidente Luis Álvaro. Mais um gol na antiga (última) diretoria, em que Marcelo Teixeira era o presidente.
O Peixe já não é mais só futebol, é exemplo de estratégias inteligentissímas de marketings, resultantes no sucesso.
P. S: Tem mais um monte de jogadas de marketing do time da Vila Belmiro como os Bonequinhos de Robinho, Neymar e Ganso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário