segunda-feira, 27 de maio de 2013

Até logo, eterno 11...


O dia que os torcedores menos esperavam que chegasse chegou! Neymar não vestirá mais, oficialmente, a camisa Santista. Agora as cores vermelho, azul e amarelo se encaixaram no corpo dele ao invés do preto e branco. Um dia triste. Só temos que agradecer o Ney por tudo que fez em campo! Obrigado, Mito! Aqui vai minha retribuição...
O que significa o número 11 em distintos universos presentes nesse mundo? No universo Matemático, o 11 é o número depois do 10 e antes do 12. É também um dos vários números-primos. É o resultado da soma de 5 + 6, ou de 15- 4, enfim por aí vai...

No Universo Social, esse número representa dias cruéis no mundo, em que atos covardes dominaram uma população. Os EUA considera o 11 nada agradável, pois foi na data 11/07/2001 milhares de pessoas perderam suas vidas no atentado às torres gêmeas. Na Alemanha o número também não é muito bem visto, via que o início do conflito Nazista começou no dia 11 de setembro. Os Japoneses associam o 11 ao terrível terremoto de 2011, na costa Nordeste, que aconteceu dia 11/03/11... Chega de tragédias!

No esporte, especificamente, no Futebol, o 11 é a quantidade de jogadores que podem defender as cores de um clube nas 4 linhas, diante de um adversário com 11 jogadores também. Ainda no Futebol, a partir de meados do meio de 2009 até o início de 2010 o 11 tornou-se especial para um grupo de amantes de futebol.

O grupo de torcedores do Santos e apaixonados pelo futebol arte e ofensivo. O 11 não era mais apenas um número na camisa de um jogador. Era um número na camisa de "O jogador". Era o número usado por um diamante ou uma espécia rara de bicho. Tal ser difícil de ser descrito fez desse 11 um companheiro, um amigo ,um parça, algo que colocava um sorriso na arquibancada. O eterno 11, Neymar!

Como era bom saber que na Quarta a noite e no Domingo a tarde haveria um novo espetáculo. Aquele menino filé de borboleta, ligeiro que só ele, correndo pra lá e pra cá, carregando o 11 nas costas, driblando, pirando zagueiros, sambando, marcando gols e golaços, dançando e com a cara de menino de 11 anos. Agora, o 11 já não é mais algo qualquer, é uma forma de representar a palavra gênio! No Futebol, o 11 tem um sentido diferente!

Se no Brasil todos idolatravam o 10, aprenderam a idolatrar o 11. Um 11 simpático, com um jeito moleque de ser, alegre, que fez questão de mudar o futebol... Que, cá entre nós, estava sem graça. Obrigado, Neymar!

A saudade bate forte no peito ao saber que o dono do simbólico e mágico número 11 não estará mais perto de nós. Obrigado Neymar por, junto com essa 11, conquistar títulos, dar sangue e mostrar todo respeito e gratidão com a camisa do Santos Futebol Clube.

Se a 10 Santista está marcada com um dono único e imudável (Pelé), a 11 está também, até por que o Neymar e a 11 pareciam uma coisa sua. Ao ver um jogo de Neymar com a camisa 9 na Seleção, parecia que ele estava nú... Faltava algo nele para ele ser o Neymar, o cara que decidia o jogo em dois chutes ou menos até, em um drible improvável ou em um passe magistral.... Faltava o 11.

De novo, obrigado Neymar! Você pode até continuar sendo um craque sem a camisa 11, nunca se sabe, mas o 11 nunca será tão mágico sem você!

Um abraço, boa sorte na Espanha! Seja feliz, você merece! Eterno 11...


Nenhum comentário:

Postar um comentário