sexta-feira, 31 de maio de 2013

Reformulação

Muricy Ramalho foi demitido pelo Santos na manhã da última Sexta (31/05).
O Santos está em uma fase de mudança. Revendo o que pode ser reciclado e oque tem que ser jogado no lixo. Uma palavra define todo esse ciclo: Reformulação. É hora de um clima novo, o clima está desgastado. O futebol precisa voltar, com as mudanças, certeza que voltará. O primeiro passo foi dado ao mandar embora pra casa o técnico Muricy Ramalho. Não que eu não goste dele, aliás admiro sua carreira e o respeito muito, por outro lado assumo que já estava desgastado e pouco se esforçando para melhorar o rendimento do time. Abaixo dou minhas dicas de reformulação.

A começar dispensando jogadores desgastados e que não jogam mais a bola de alguns anos. Durval pode ser liberado para o Sport para assim encerrar sua vitoriosa carreira no time que é ídolo. Bruno Peres começou bem ano passado, mas mostrou ser um lateral com sérias deficiências no ataque e defesa... Quem sabe pode ser usado como moeda de troca? Léo está na hora de encerrar a carreira. Seria o momento perfeito, no auge! Caso contrário, tem risco de manchar sua história no Santos com más atuações e, por mais que difícil seja, insatisfação da torcida. Léo é guerreiro, mas tem que saber os limites. Marcos Assunção não terá chances no titular, isso é um fato, não vale a pena gastar em um medalhão. Usa como moeda de troca e pronto! João Pedro é a mesma situação do volante. Felipe Anderson não dá mais, é um bom jogador, porém irregular. Seria perfeito para ganhar uma grana, assim como Patito e Arouca (além de render um bom dinheiro, merece, assim como Ney, uma chance na Europa). Miralles animou.... Desanimou. Sem muito esforço em campo... Moeda de troca fácil!

Com a saída desses jogadores ficaria claro que a chegada de outros teria que ocorrer. Usaria uma mistura de base com reforços. Visto que assim, teríamos um elenco melhor, competitivo e grande para um Campeonato que dura o ano todo (Brasileirão). Alguns jogadores da base treinam com o profissional a um bom tempo, já estão preparados para brilhar no time titular, caso de Gustavo Henrique e Jubal para zaga, Emerson na esquerda, Alan Santos e Leandrinho de meias, Giva de atacante, assim como Neílton. Pedro Castro, Alisson, Gabigol e Paulo Henrique precisam de um pouco mais de tempo e paciência, no momento não os vejo entre os titulares, apenas boas opções de jogo, mais pra frente... Certamente novos raios.

Neymar é fundamental nesse processo, uma vez que rendeu uma boa grana pro Santos. Parte dela deve ser usada nas dívidas, o restante deve ser utilizada em dois focos: CT da base e contratações. A construção de pelo menos três CT bons para a molecada evoluir o Futebol e chegar mais preparado no profissional, alá Barcelona. Nos reforços não pegaria leve: Da-lhe jogador de peso no elenco. Me arriscaria a gastar em Robinho, Nilmar, Cicinho e até Cleiton Xavier. Formando um elenco invejável.

Esses processos de reformulação são bem pensados.Gastaria muito, só que reforçaria o elenco, revelaria novos craques, ganharia Marketing com a chegada de jogadores de peso, várias opções de time e um elenco competitivo para qualquer campeonato...  Sim! Lógico! Um time coletivo!

A reformulação exige muito esforço e competência. Se essas duas exigências forem bem conduzidas, o Santos será outro com novos raios no campo miscigenados com os bons reforços! Ninguém segura! É hora do Santos voltar!

#EsseBrasileirãoénosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário