domingo, 15 de dezembro de 2013

O ano do Peixão


O ano para o futebol Brasileiro acabou há 1 semana, com o encerramento do Brasileirão, ganho pelo Cruzeiro. Esse ano foi especial para muitos como a Ponte (história na final da Sul-americana) e triste para outros como o Vasco e Fluminense (rebaixados para série B)... A pergunta que faço é: E o ano do Santos?

O ano do Peixe foi regular. Oscilantes momentos entre tensão e alegria com a torcida devido ao futebol apresentado em campo. Se tivesse que dar uma nota, daria 7, certamente! Acredito que poderia ter sido melhor, se não fosse algumas bobeiras da diretoria com contratações erradas e também do time que, algumas vezes, vacilou nos momentos mais importantes.

2013 começou com fogo com um time bom de bola com reforços como Montillo, Cícero e Renê Júnior. O Paulista foi quase perfeito, porém a derrota para o rival na final e em casa ainda não estava nos planos... Ainda sim, foi um belo Paulista, principalmente para Cícegol, que conquistou o coração dos Santistas.

O meio de ano foi muito movimentado e confuso. Neymar foi vendido para o encantador Barcelona. Uma noticia muito triste para uma nação acostumada com a magia que um menino realizava em campo. Ainda assim, a nação tem orgulho do tal mágico, pois está conquistando a Espanha e o mundo com as belas atuação com Xavi, Messi e Sanchez. O passarinho criou assas. Não foi somente o camisa 11 a ir atuar no velho continente, Rafael, goleiro, acertou a ida para o Napoli (ITA) para ser reserva de Pepe Reina. Não escondo de ninguém que adorava o goleiro, ainda sim não escondo de ninguém que ele não faz falta, uma vez que Aranha se tornou uma muralha de aço, e o melhor jogador do Peixe no Brasileirão (melhor que Cícero). 

Uns vazam, outros chegam... Cicinho, da Ponte, Mena, da La U, Thiago Ribeiro, do Cagliari acertaram com o Santástico e deram certo... Diferente de Everton Costa, do Coxa, Willian José, do Grêmio, e Renato, do Flamengo. Considero Gustavo Henrique e Alison reforços da casa... Deram muito certo, também!

Começa o Brasileirão! Ainda confuso com as muitas mudanças, incluindo a demissão de Muricy Ramalho (algumas rodadas depois do início) o Peixe estava inseguro e "brigado" com a torcida. Claudinei assumiu a regência, organizou o time e foi responsável pela boa campanha no torneio. Mesmo sem libertadores, porém o melhor time Paulista e com vitórias inesperadas por todos, Oliveira merece respeito por fazer de um fusca aos pedaços um belo camaro amarelo. O técnico interino não conseguiu só essas mudanças coletivas... Foi o principal responsável pela mudança de atuações do "sumido" Montillo ao muda-lo de posição. O Argentino mostrou o mesmo futebol da época de Cruzeiro e deu um ar de esperança a todos para 2014. Já Cícero... Não tem o que falar. O camisa 8 atuou de meia e consagrou-se na artilharia Santista do ano... É mole?! Claudinei, por último, armou uma defesa mais consistente com as fortes marcações de Cicinho e do Chileno, Mena.

Ainda sim, alguns erros poderiam ter sido evitados como resultados bobos contra Náutico, na Vila, Botafogo, na Vila, e Corinthians, Araraguara. Resultados poderiam ter dado a Liberta, no fim das contas.
A Copa do Brasil foi um fiasco. Nenhum resultado convincente, sofrimento para ganhar de times pequenos e muitas falhas técnicas em campo. A eliminação pro Grêmio foi merecida e serve de lição para o ano que vem.

Acabei meu julgamento do Peixe em 2013. Como ficou evidente, coisas boas e coisas ruins... Resultando em um equilíbrio, justificando a nota 7 e a definição de regular. 2014 promete... Oswaldo de Oliveira no comando. Montillo e Cícero entrosados. Thiago Ribeiro com Damião e ainda (quem sabe...) a volta do Diego, eterno menino da vila! 

Espero pra ver! 2014 será 10!

Abraços, Vitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário