...que a zaga do Santos não precisava mudar a dupla. Já faz um tempinho que escrevi um texto onde eu dizia com convicção que a dupla de beque Peixeira era e continua sendo ótima, pois tem 2 jogadores experientes (Edu Dracena e Durval), um deles é o capitão (E. Dracena), jogam bem e raramente erram.
Quando postei o texto no Blog a defesa Santista (podemos incluir juntos com os zagueiros os laterais, pois eles também fazem parte da defesa) estava de fato levando muitos gols. A sorte era que tomávamos 3 e fazíamos 5 ou 6.
Conclui naquele post: não é a dupla e sim o posicionamento o culpado de tantos gols tomados, se arrumarmos o posicionamento ficaremos melhor.
E o que aconteceu? Melhoramos muito! A zaga tem um perfeito entrosamento de quem saí pra marcar e tentar o desarme e de quem fica na cobertura. Os laterais também participam desse sistema e estes também controlam as suas subidas ao ataque, enquanto um sobe o outro fica junto com a dupla de beques e o 1° volante. Tem um responsável por isso, por essa mudança e o nome dele é: Muricy Ramalho.
A defesa sempre foi a especialidade do nosso técnico. No São Paulo a defesa era uma parede, levava poucos gols. No palmeiras não foi diferente, porém os maus resultados ocasionaram sua demissão. No Flu fez um brilhante trabalho no Brasileirão 2010 e com uma defesa que raramente era vazada. Chegou no Santos, fez essas mudanças táticas resultantes em um defesa consistente e pouca vazada. Fez todo mundo do time voltar para ajudar (e isso foi fundamental), somente deixando dois jogadores na frente para o contra-ataque. Treinou, implantou e conseguiu transformar o setor defensivo Peixeiro num dos melhores do Brasil (colocaria em 3º atrás de Flamengo e Cruzeiro).
Até o fim da semana colocarei uma prancheta explicando como funciona esse setor do Santos.
Uma coisa eu sei: Edu D. (líder em campo e vive um bom momento), Durval (tá jogando muito), Léo (eterno guerreiro) e agora Danilo (esse tá comendo a bola) antes era Jonathan, passam muita confiança e não deixa mais os torcedores preocupados, os deixam bem tranquilos. E percebam: Nos últimos jogos do time da Vila com sua defesa titular levamos poucos gols.
P.S. : Acho necessário a contratação de mais um zagueiro e de mais um lateral-esquerdo. Sugiro Tolói, do Goiás e Leandro Eusébio, do Flu para a zaga e para a esquerda Júlio César, também do Flu, Leandro, do Atlético Mineiro e Pablo, ex-Cruzeiro e atualmente sem clube para a esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário