sábado, 23 de julho de 2011

Ibson ou Henrique? Eis a questão!

 Ibson ou Henrique? Dois excelentes, baitas jogadores. Infelizmente para os Santistas será muito dificíl vê-los juntos no time titular base. Quem sabe de fez em quando nos momentos em que alguém titular, dependendo da posição, seja suspenso ou não jogue por outro motivo (s).

 O ex-Flamengo e o ex-Cruzeiro disputarão uma, somente uma vaga no meio. Este já tem com lugar garantido o Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso. A acirrada e quente disputa será para ver quem fazerá dupla com Arouca.

 No post da prancheta do Santos com a chegada desses reforços (link do post: http://vitor-wwwoalcapaodosantista.blogspot.com/2011/07/prancheta-do-santos-com-os-novos.html) afirmei a minha preferência pelo Henrique, mas andem pensando e me convenci com Ibson. Antes de 100% da minha preferência 65% era do volante que estava no Futebol |Mineiro e só 35 % com o recém chegado do Futebol Russo, agora está bem equilibrado: 55% é de Henrique e 45 % com o outro atleta.

 Ambos jogam muito e isso ninguém dúvida (eu acho).

 O Henrique é completo. Tem boa marcação, desarma quase sempre sem fazer falta, ou seja é bem disciplinado, contém boa saída de bola, chuta bem, avança bem e inclusive é muito forte no jogo áereo. Suas caracteristicas estão bem divididas entre aquelas da parte defensiva e aquelas da parte ofensiva e por conta disso pode atuar tanto como 1º ou 2º volante. Por ser completo o prefiro. O fator da sua força na bola alta e de ser primeiro ou segundo volante foram fundamentais para a minha decisão. Muricy usa com frequencia as bolas na área e em uma partida complicada a bola parada, tanto de chutar direto ao gol, tanto de cruzar podem decidi-la e Henrique pode revessar com Arouca as aparições e subidas ao ataque (já que o 5 também pode ser 1º e 2º volante).

 Ibson me conveceu mais um pouco por que tem categoria, nos momentos de ataque pode fazer a função de um meia e com isso teríamos 3 meias criando, um pela direita (Elano), outro pela esquerda (Ganso) e um pelo meio e um pouco atrás da "linha" de armação de Elano e P. H. Ganso (Ibson). O jogador ex-Spartack pode trocar de posição com o 8 Santista neste sistema , seria até mais interessante, pois Elano já declarou gostar de jogar como um meia recuado, quase como um segundo volante. A inteligência do ex-Fla dentro das 4 linhas me ajudou também e principalmente as suas aparições na área, coisa que um meia deve saber fazer, entrar com frequencia (não toda hora) nessa parte do campo.

 Conclusão: Com Henrique teríamos o 4-2-2-2 (ou pra quem preferir pode se falar 4-4-2 também) básico, com 1 volante mais ofensivo e o outro mais defensivo.

 Com o Ibson, teríamos um 4-1-3-2. Um time ofensivo, porém com riscos de levar um contra-ataque.

 No primeiro esquema ficamos mais  seguros. Um time equilibrado. No segundo ficamos ofensivos (o nosso DNA).

 Sugiro assim: Contra equipes bens na tabela o 4-2-2-2 ,com o ex-Cruzeiro é melhor. Contra times não tão bens na tabela o 4-1-3-2 é o melhor.

 Bom, vamos deixar isso com o professor MR (abreviação de Muricy Ramalho), sem nos preocuparmos muito, pois de qualquer jeito um dos dois jogadores talentosos e habilidosos estarão entre os 11 titulares.

 Quem sobrar fica no banco e com certeza entrará durante os 90 minutos.

 Não dúvido nada que o genial Muricy consiga implanta-los no time titular, os dois juntos (é dificíl, porém estamos falando do Muricy, de repente...).

P. S. : Vamos ver por um lado positivo: teremos peça de reposição e em 2012, com a saída de jogadores importantes e com habilidosos, Henrique e Ibson serão titulares (lógico se não chegar mais reforços "TOPS").

Nenhum comentário:

Postar um comentário