sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A dúvida da 4ª vaga no ataque

Reparei nos últimos jogos uma certa vaga em aberta no time titular Santista.

 A denominei de "4ª vaga no ataque". Coloco no ataque: dois meias e 2 atacantes. Recentemente estas posições contaram com Paulo Henrique Ganso, Elano, Borges e Neymar.

 A dúvida da vaga fica sobre Elano.

 É muito, mais muito óbvio perceber a queda de rendimento do camisa 8. Quem lembra do Elano no 1° semestre 2011 e compara com o atual do 1° semestre (inicio dele) 2012 nota a clara tristeza do atleta em campo.

 Muricy já sacou isto e barrou o meia da partida contra o The Strongest, Ibson assumiu a posição.

 Vejo, além do 8, mais 4 disputas para ocupar este espaço no ataque: Dimba, Alan Kardeck, Felipe Anderson e Ibson .

 São opções que podem mudar o estilo de jogar do meio para a frente, por exemplo: com o Elano, o Ganso ficava responsável pelas criações e o seu companheiro por dar o toque de experiência e tranquilizar o jogo.

 Acredito que somente um dos candidados ainda não tem total preparação para preencher os 11 escalados: Dimba. O garoto, sobrinho do original Dimba, começou a se destacar agora, joga muita bola? É claro que sim!!! Entanto, é muito cedo para coloca-lo. É melhor ir com calma, como disse em uns dos meus últimos textos, esperar é o melhor remédio, sua preparação esta indo muito bem!

 Ibson voltou diferente de 2011. Mais atento e com menos preguiça. Bela opção. O colocaria para testar sua perfomace nos titulares. O único problema é que o jogador voltou se destacando como segundo volante, então teríamos 3 volantes em campo (Arouca, Henrique e Ibson). A equipe ficaria muito lenta no meio, sem ataque, sem aquela força de ataque Santista. A não ser que ele volte a jogar como meia o que jogou no Flamengo-RJ.

 Felipe Anderson. Sua preparação vêm desde o começo de 2011. Entrando em partidas levez, as vezes como titular em jogos de descanso pata os titulares e raramente jogava na vaga de Elano (digo raramente por que Kardec era o preferido de Muricy Ramalho), machucado quase toda a vez. O garoto começou 2012 com tudo, e juntando isto com suas, já ditas, boas entradas no ano passado, tem tudo para conseguir ser mais um menino da Vila de sucesso... e entre os 11 principais! Felipe se destaca pela visão de jogo e por arriscar bastantes chutes de fora. Belo meia! Ganhou minha confiança e o meu voto de: #FelipeAndersontitular!

 Por último, Alan Kardec. Atacante fazedor de gol. Sua função artilheiro continua, e com um toque a mais: sair da área. O atacante não fica preso dentro dela, até por que temos Borges para isso, um especialista (não foi uma critica! Foi um elogio como: Borges é uma das melhores referências dentro da área). Junto com Felipe A., Alan foi outro que não desperdiçou a chance dada no começo do Estadual. Em 3 partidas foram 4 gols! Média impressionante! Conseguiu ter até uma boa apresentação de meio-campista.

 São várias opções!

 Taticamente e para não sair do padrão estabelecido:2 meias e 2 atacantes; Felipe tem grandes chances de ser a surpresa de 2012 neste time.

 Com o jovem, a distribuição em campo seria um losango, esquema utilizado atualmente por grandes times Brasileiros. Não vejo muita diferença do losango para os dois meias atrás e dois atacantes na frente; o estilo vai ser quase o mesmo.

 Com isso, a equipe ficaria assim: Rafael, Fucile, Dracena, Durval e Léo/Juan; Henrique, Arouca, P. H. Ganso e Felipe Anderson; DrogBorges (piadinhas infames) e Neymar.

 Uma ótima equipe. Bola parada com Ganso e Felipe. Jogada pelo alto com Borges, Henrique e os dois zagueiros, volante que chega na frente ( Arouca ), jogadas individuais com Neymar, Ganso e Felipe Anderson, experiência mesclada com juventude, talento de sobra e jogador acima da média (nem preciso dizer de quem estou me referindo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário