quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Crise fora, esperança dentro

Ricardo Oliveira, um dos sete reforços, volta a vestir a 9 do Santos, após 12 anos.
O ano do Peixe não começou nada bem se tratando da situação extra-campo, ou seja, a popular grana! Crise financeira profunda. Dívidas e salários atrasados. Para complicar, um time se desmanchando com peças importantes, como Arouca e Edu Dracena. Pela lógica, as contratações não seriam das melhores, algo variando entre irregular e duvidoso, porém, o percurso mostrou-se diferente.


Boas contratações dentro do que se encaixa com a situação na Vila. Com contratos curtos, salários nada astronômicos e que se adequam com o tipo do jogador, seu status e condicionamento. Nada como foi feito com Leandro Damião, em 2014.

O método da escolha das contratações me agrada. Algo muito semelhante ao do Cruzeiro em 2013, que se reforçou com jogadores sem muito alardes, talentosos e livres no mercado... Nada de loucuras! De árvore em árvore, se constrói uma floresta. A floresta Cruzeiro, por exemplo, com reforços simples de Ricardo Goulart, Nilton, Ceará, Everton Ribeiro e outros, conquistou o bicampeonato Brasileiro. Não quer dizer que por isso, esse método de contratações adquirida pelo Peixe irá resultar em um final positivo. Pode ser pelo negativo, também... Sejamos racionais! No entanto, não há nada que perder a esperança e confiança.

No gol, para a saída de Aranha, Vanderlei, ex-Coritiba, foi anunciado. Ótimo goleiro! Decisivo nas partidas importantes, além de ser um líder em campo pela experiência. Faz jus ao título de ídolo da torcida do Coxa. Arqueiro elástico e um dos destaques da posição nas três últimas edições do Brasileirão.

Na defesa, o zagueiro Werley, ex-Grêmio, e o lateral-esquerdo Chiquinho, ex-Fluminense, desembarcaram no gramado do Urbano Caldeira. O primeiro se destacou jovem no Atlético-MG, já no time Gaúcho sofreu com a irregularidade e constante troca de treinadores. Tem 26 anos, novato ainda. Boa aposta... Quem sabe não há a volta por cima? Já Chiquinho é um reforço que será importante no decorrer da temporada, pois é o chamado "Coringa" do futebol. Atua com ofensividade na lateral e no meio-campo.

Na faixa central, o retorno de Elano, que estava no futebol Indiano, a chegada do Colombiano Edwin Valência, ex-Flu, e Marquinhos Gabriel, com passagens por Bahia e Palmeiras. Elano é importante para dar um novo ânimo para a molecada, sendo um tipo de mentor. Ídolo e respeitado pela torcida, além de saber muito de bolas paradas, que sempre são importantes em qualquer partida. O volante Colombiano, assumo, é desconhecido seu talento para mim. No entanto, serve a seleção de seu país... Ruim de bola não deve ser, né? Marquinhos Gabriel deverá a carta na manga de Enderson, visto que o ex-Bahia é rápido e jovem, dois aspectos que se encaixam na ousadia e alegria de Robinho, Gabigol, Lucas Lima e Geuvânio.

No ataque, depois de 12 anos, Ricardo Oliveira assume o posto de goleador com  o manto Santista, novamente. Velho para dar resultado? Discordo! O que importa é sua função em campo e a competência com que a realiza. Ninguém discorda de que, por onde passou em solo Brasileiro, colocar bola na rede era o passatempo predileto de Ricardo. Assim como Elano, será um mentor e conselheiro da molecada.

Junta-se esses reforços com o que já tem: Robinho, Lucas Lima, Gustavo Henrique, Alisson, Gabriel... É de secar as lágrimas, e colocar um sorriso na cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário