segunda-feira, 28 de julho de 2014

Procura-se donos: Camisas 8, 9 e 10

 
 
 Após a falha na missão "Hexa 2014", a Seleção Brasileira trocou de comandante. Estilos diferentes de pessoa e de se relacionar com os diferentes aspectos presentes em uma seleção, como privacidade, jogadores e até o futebol. De bigodudo para ranzinza. De Scolari para Dunga!

 O "velho novo" técnico da Amarelinha. Com as roupas extravagantes e a cara fechada de sempre, Dunga tem a responsabilidade de renovar a seleção. Novos jogadores, novo futebol. A mesma missão de 2006-2010. Deu certo! Copa América, eliminatórias, copa das confederações e ainda bons resultados em amistosos contra seleções de expressões.

 Na "Era Dunga", foi comum a convocação de jogadores estranhos para a torcida Brasileira. Quem não se lembra de Afonso Alves? Até de Michel Bastos! Eram testes. Alguns deram extremamente certo, como Elano, Maicon e Luis Fabiano. Outro ponto era a marca que os jogadores "Dunguianos" deixaram na Seleção, ou seja, jogadores que eram titulares, jogavam bem, tomavam conta da vaga e tinham sequencia e confiança por boa parte do torcedores. Exemplo? Maicon na direita! Incontestável! Gilberto Silva com a 8... Experiente e líder em campo. Além de Luis Fabiano, que se consagrou com a 9.

 Números são números. Um método de reconhecimento em campo, no entanto há neles funções pré-estabelecidas, que foram sendo moldadas com o decorrer dos tempos. Kaká era o camisa 10 e foi o maestro. Luis o camisa 9 goleador. Por aí vai...

 No momento atual da canarinho, há falta de jogadores que carreguem com poder essas camisas, especialmente a 8, 9 e 10. Felipão não encaixou um camisa 10 a altura, que armasse o time. Sim, depois o 10 foi para Neymar, no entanto a função de um legitimo 10 ficou ausente na Copa.

 Os números simbolizam, no fim das contas. Por isso, cito abaixo 3 nomes que podem exercer os papéis de 8, 9 e 10 com muito talento na "Era Dunga II". Veja:

 Camisas 8:
  • Ramires: O volante do Chelsea é candidato forte a ser o novo dono! Na época da primeira passagem do novo treinador Gaúcho, Ramires era o queridinho dele, entrando muitas vezes no time titular, dependendo do jogo. Nome constante nas listas. O ex-Cruzeirense, além disso, é um ótimo jogador. Volante que marca, desarma e aparece no ataque como elemento surpresa com enorme eficiência, não á toa que marcou muitos gols pelo time de Minas, despertando os olhos Europeus.
  • Elias: O atual jogador do Corinthians não tem histórico de seleção. Suas passagens ocorreram com mais frequência na "Era Mano", justamente pelo motivo de Elias ter sido treinado por ele no time Paulista. Não emplacou na Europa, porém é um volante de muito talento. Qualidades semelhantes ao Ramires. Entra na área e marca muitos gols. Pelo Corinthians, Flamengo e Ponte Preta, Elias foi inquestionável. Merece ser visto com bons olhos.
  • Lucas Silva: Lucas faz parte dessa nova geração do Cruzeiro, que conquistou, com alegria e muitos gols, o Brasileirão 2013. O volante da base Cruzeirense é novato, em 2018 terá apenas 25 anos. Diferente de Ramires e Elias, apresenta um tipo de jogo diferente. Bons passes e bom chute na bola. Volante menos ofensivo, no entanto mais refinado. Nome forte para as Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Camisas 9:
  • Alan Kardec: Alan é, com certeza, o atacante que mais ganhou repercussão e visibilidade recentemente. Começando a desapontar pelo Santos em 2012 até ser goleador pelo Palmeiras em 2013. Atualmente no São Paulo, Kardec tem o potencial clássico de um artilheiro. Se posiciona bem, decisivo, participativo e faz gol de qualquer jeito: cabeça, joelho, barriga... Com essa ascensão e os gols, Alan tem tudo pra ser o novo camisa 9 da Amarelinha.
  • Leandro Damião: Damião foi destaque no Inter, com direito a gol em final de Liberta e assédio Europeu, entretanto as lesões e a queda de rendimento atrapalharam o prosseguimento da carreira de sucesso do "Bigode grosso". Para mudar os ares, Damigol se transferiu pro meu Santos! Na Vila, o atacante não emplacou o futebol apresentado no Sul. Poucos gols e muita lesão. Acredito que mesmo com essa onde de azar, Damião é um bom nome a camisa 9. É atacante goleador em má fase, espero. Em boa fase, é convocação na certa!
  • Luiz Adriano: Desconhecido de muitos, Luiz se encaixou no futebol Ucraniano, pelo Shakhtar, após se destacar pelo time que o revelou em solo Brasileiro: Internacional. O jovem artilheiro seria uma surpresa nas listas, e teria a desconfiança, a princípio. Diferente de seu companheiro de ataque no Sul, Pato, Luiz Adriano emplacou uma boa carreira, sendo um dos melhores jogadores do campeonato Ucraniano e ganhando o respeito da torcida. Pode pintar...
 Camisas 10:
  • PH Ganso: O irregular Ganso pode ser o novo camisa 10. Com vários problemas extracampos, o futebol do maestro caiu de rendimento. Porém, nunca perdeu o futebol refinado. Ainda que não seja aquele Ganso de 2010-11, a possível parceria com Neymar pode fazer os passes incríveis e categoria na canhota ressurgirem das cinzas. É de se pensar...
  • Everton Ribeiro: A presença do meia Cruzeirense nas lista de Dunga é certa! Dúvido que estará de fora dos amistosos e competições, caso mantenha o futebol que tem jogado. Everton não é uma meia parado, de pensar o jogo, tocar de lado, como o Ganso, o Cruzeirense é dinâmico e astuto. Gosta de  armar o jogo, mas, também, de ir pra cima, driblar, arriscar, entrar na área e cair pelas pontas. É um legitimo motorzinho, que conduz a bola com enorme facilidade. Pode brilhar!
  • Kaká: Entre os 3 nomes, é o que mais têm experiência com a camisa Amarelinha, inclusive carregando a 10 nas costas. Não é surpresa pra ninguém que se depender do futebol, Kaká é nome certo nessa nova fase. Meia que já passou por grandes times da Europa e ganhou o prêmio de melhor do mundo, em 2007. Com seu retorno ao São Paulo, o meia pode voltar a realizar as arrancadas e golaços que todos nós conhecemos! Além de que seria um líder importantíssimo dessa nova garotada que está para vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário